Por William R. Plaza

Steve Jobs nasceu em 1955, em São Francisco, Califórnia. Neste ano também nasceu outra figura importante da tecnologia, Bill Gates.

1955

Antes da Apple, Jobs e seu amigo Steve Wozniak já eram parceiros de negócios. No início dos anos 70 investiram na "Blue Box", aparelho que emitia tons específicos que enganara a central telefônica, permitindo realizar chamadas interurbanas de graça.

O primeiro emprego de Steve Jobs, foi como designer de videogames na Atari, em 1974.

Jobs adorava sua Mercedes SL55 AMG prateada, mas não curtia a ideia de colocar placa no carro.   Com base nas leis da Califórnia, que permite andar até 6 meses sem placa, Steve ficou trocando de carro a cada semestre.

Steve foi adotado quando ainda era um bebê. Foi adotado por Paul Jobs, mecânico e membro da Guarda Costeira, e pela contadora Carla Jobs. A família era de Mountain View,  Califórnia, dentro da área que mais tarde se tornaria conhecida como Vale do Silício.

Durante a fase em que esteve fora da Apple, Jobs investiu em outros projetos. Um deles foi a criação da Next, empresa de computadores. Jobs pagou US$ 100 mil ao designer Paul Rand, criador do logo da IBM, para desenvolver o logo da NeXt, o famoso cubo.

Algumas frases de Jobs viraram clássicos. Relembre 3 delas:

Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

Seu tempo é limitado, então não fique vivendo a vida dos outros.

Criatividade é a arte de conectar ideias. 

Em 1983, foi lançado o Apple Lisa. Um dos primeiros computadores com interface gráfica e mouse. Jobs chegou a negar, mas, anos depois, revelou que o computador recebeu o nome Lisa em homenagem a sua filha.

Jobs era um líder implacável. Não abria mão de ser direto e foi considerado por muitos como um babaca ao lidar com seus funcionários.  Certa vez afirmou: "Meu trabalho não é o de pegar leve com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores".

Jobs era um exímio orador. A apresentação do iPhone em 2007 é considerada como a melhor demonstração de um produto em todos os tempos.

Jobs lutara contra um câncer desde 2004. Cinco anos depois, chegou a passar por um transplante de fígado bem-sucedido. Morreu em decorrência do câncer no pâncreas, em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos ;)